quinta-feira, 28 de maio de 2009

O MERCADO INFORMAL E O SEU MUNDO.

O Mercado informal nem sempre é uma forma de piratear, porque muitas veses o produto não é ilegal. O trabalhador deste mercado não tem seus direitos respeitados e nem há assinatura de carteira, os salários são muito irregulares, não pagam impostos. Para o nosso desgosto é o que mais cresce no país.
O mercado informal na nossa cidade acontece muito, pois existe varias pessoas que faz parte deste meio ilegal as vezes para até se sustentar.Em Itapetinga as pessoas vendem muitas coisas sem o alvará;que é uma autorização da prefeitura então eles acabam praticando o mercado informal.
Pirataria moderna, como alguns denominam, é a prática de vender ou distribuir produtos sem a expressa autorização dos proprietários de uma marca ou produto. A pirataria é considerada crime contra o direito autoral, a pena para este delito pode chegar a quatro anos de reclusão e multa. As coisas mais vendidas no mercado informal são: Cd's, roupas, tênis, brinquedos, relógios, bijuteria e mais outras coisas parecidas.
Em Itapetinga há muitos lugares onde vendem produtos piratas e isso acontece porque tem muitas pessoas desempregadas que não tem outra saída, entrando assim no mundo da pirataria; hoje em dia muitas pessoas escolhem esse caminho porque é um meio mais fácil de adiguirir dinheiro e lucros. Muitas vezes essas pessoas também sofrem as consequências com as fiscalizações dos policiais, que leva e destrói essas mercadorias pirateadas, quando isso ocorre essas pessoas ficam sem a mercadoria ou então precisam pagar 3 cestas básicas.


Feito por: Lara Barreto e Bárbara Thaiane. Retificado por Bárbara Pereira de Andrade.

Nenhum comentário: