quinta-feira, 28 de maio de 2009

O MERCADO INFORMAL E O SEU MUNDO.

O Mercado informal nem sempre é uma forma de piratear, porque muitas veses o produto não é ilegal. O trabalhador deste mercado não tem seus direitos respeitados e nem há assinatura de carteira, os salários são muito irregulares, não pagam impostos. Para o nosso desgosto é o que mais cresce no país.
O mercado informal na nossa cidade acontece muito, pois existe varias pessoas que faz parte deste meio ilegal as vezes para até se sustentar.Em Itapetinga as pessoas vendem muitas coisas sem o alvará;que é uma autorização da prefeitura então eles acabam praticando o mercado informal.
Pirataria moderna, como alguns denominam, é a prática de vender ou distribuir produtos sem a expressa autorização dos proprietários de uma marca ou produto. A pirataria é considerada crime contra o direito autoral, a pena para este delito pode chegar a quatro anos de reclusão e multa. As coisas mais vendidas no mercado informal são: Cd's, roupas, tênis, brinquedos, relógios, bijuteria e mais outras coisas parecidas.
Em Itapetinga há muitos lugares onde vendem produtos piratas e isso acontece porque tem muitas pessoas desempregadas que não tem outra saída, entrando assim no mundo da pirataria; hoje em dia muitas pessoas escolhem esse caminho porque é um meio mais fácil de adiguirir dinheiro e lucros. Muitas vezes essas pessoas também sofrem as consequências com as fiscalizações dos policiais, que leva e destrói essas mercadorias pirateadas, quando isso ocorre essas pessoas ficam sem a mercadoria ou então precisam pagar 3 cestas básicas.


Feito por: Lara Barreto e Bárbara Thaiane. Retificado por Bárbara Pereira de Andrade.

Pirataria.

A Pirataria

O que dizer sobre este assunto que beneficia muitas pessoas mais que prejudica muitas outras?

Bom... A pirataria ou pirataria moderna, como alguns denominam, é a prática de vender ou distribuir produtos sem a expressa autorização dos proprietários de uma marca ou produto. A pirataria é considerada crime contra o direito autoral, a pena para este delito pode chegar a quatro anos de prisão e multa.
Os principais produtos pirateados são roupas, calçados, utensílios domésticos, remédios, livros, softwares e CDs. A pirataria, considerada por muitos especialistas como o crime do século XXI, atualmente movimenta mais recursos que o narcotráfico. O crime é financiado, em sua maioria, por grandes grupos organizados e máfias internacionais.

Além de poder frustrar o consumidor nos quesitos qualidade, durabilidade e eficiência, a pirataria de certos produtos, como remédios, óculos de sol e bebidas, por exemplo, pode representar sérios danos à saúde do consumidor.

No âmbito econômico, a pirataria é um grave problema. Em 2001, de acordo com a Business Software Alliance, a prática ilegal custou à economia global mais de US$ 13 bilhões em impostos, valor que beneficiaria toda a sociedade. Além do mais, centenas de milhares de empregos deixam de ser criados.

Porque será que os pirateiros nunca desistem desse trabalho informal?

Postado por Bárbara Pereira de Andrade. Revisado por Beatriz Fagundes.

Glozalização



O que vocês acharam do Vídeo?

Postado por Bárbara Pereira de Andrade.