terça-feira, 24 de março de 2009

Escritor brasileiro.



Vida e Obra...



Machado de Assis




Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839 – Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908) foi um poeta, romancista, dramaturgo, contista, jornalista e teatrólogo brasileiro, considerado como o maior nome da literatura brasileira, de forma majoritária entre os estudiosos da área. Sua extensa obra constitui-se de nove romances e nove peças teatrais, 200 contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600 crônicas.[ Machado assumiu cargos públicos ao longo de toda sua vida, passando pelo Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas, Ministério do Comércio e pelo Ministério das Obras Públicas.


A obra ficcional de Machado de Assis tendia para o Romantismo em sua primeira fase, mas converteu-se em Realismo na segunda, na qual sua vocação literária obteve a oportunidade de realizar a primeira narrativa fantástica e o primeiro romance realista brasileiro em Memórias Póstumas de Brás Cubas (sua magnum opus).Ainda na segunda fase, Machado produziu obras que mais tarde o colocariam como especialista na literatura em primeira pessoa (como em Dom Casmurro, onde o narrador da obra também é seu protagonista). Como jornalista, além de repórter, utilizava os periódicos para a publicação de crônicas, nas quais demonstrava sua visão social, comentando e criticando os costumes da sociedade da época, como também antevendo as mutações tecnológicas que aconteceriam no século XX, tornando-se uma das personalidades que mais popularizou o gênero no país.

Grécia.


Grécia, berço de costumes místicos.


Localizada na juntura da Europa, Ásia e África, a Grécia é o berço de nascimento da democracia, da filosofia ocidental, dos Jogos Olímpicos, da Lirteratura ocidental e da historiografia, bem como da Ciência política, e dos mais importantes princípios matemáticos, e também o berço de nascimento do teatro ocidental, incluindo os gêneros do drama, tragédia e o da comédia.



Grego é o nome pelo qual os romanos designavam os helenos, habitantes da Hélade que ficou conhecida como Grécia. As formas portuguesa Grécia, castelhana e italiana Grecia, francesaGrèce, inglesa Greece, são um eruditismo calcado sobre o latim Græcia (com o etnônimo respectivo grego, griego, greco, grec e greek, do latim græcus')'.



O país consiste de um território continental na extremidade sul dos Balcãs, da península do Peloponeso, separada do continente pelo canal de Corinto, e de numerosas ilhas, incluindo Creta, Rodes, Eubéia e os arquipélagos do Dodecaneso e das Cíclades no Mar Egeu, e das Ilhas Jónicas no Mar Jónico. A Grécia tem mais de 14 880 km de costas e uma fronteira terrestre de 1 160 km.



Grandes Escritores do nosso País!!!





Vida e Obra...









Monteiro Lobato.




José Bento Renato Monteiro Lobato, nascido em Taubaté em 18 de abril de 1882. Foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi o "precursor" da literatura infantil brasileira e ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo, bem como divertido, de sua obra de livros infantis, o que seria aproximadamente metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de inúmeros e deliciosos contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, prefácios, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro e um único romance, O Presidente Negro, que não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças.



Monteiro Lobato viveu durante 66 anos bem aproveitados pois neles ele se formou em Direito e depois seguiu seus caminhos para ser escritor. Com sua grande VOCAÇÃO, até hoje Moteiro Lobato está gravado em nossas mentes, por suas grandes obras que fazem muito susseso, até as pessoas que não viveram no seu tempo sabem que ele foi muito importante para a Literatura Brasileira. Alguns de suas muitas obras são:



1920 - A menina do narizinho arrebitado
1921 - Fábulas de Narizinho
1922 - O marquês de Rabicó (incluído em Reinações de Narizinho)
1924 - A caçada da onça
1924 - Jeca Tatuzinho



Infelismente Monteiro Lobato morreu muito Cedo aos 66 anos em 4 de julho de 1948 na grande São Paulo.

quarta-feira, 18 de março de 2009

A propaganda e o consumo

A propaganda funciona como um instrumento que influencia a sociedade diariamente. É no comportamento de consumo que exerce a sua função de influenciar, e é através da reação do consumidor, quanto à sua decisão de compra, que consegue materializar seus resultados. Tal influência se origina na forma como o produto é divulgado, na linguagem sedutora e persuasiva, na carga emocional, nos atributos, nos apelos, nas promessas ou até nas idéias de status e segurança que ela transmite. Através de ações planejadas, a propaganda faz com que o público acredite, “compre” a idéia de que necessita consumir o produto ou serviço divulgado.

Clique na imagem para ampliar:Tamanha é a influência da propaganda no comportamento do consumidor que ela interfere na sua decisão de compra, no que se refere às suas escolhas, que podem mudar de acordo com variáveis.

A propaganda visa influenciar de todas as formas o público adolescente. Essa influência causa impactos, positivos ou negativos, sobre o público-alvo, interferindo no seu comportamento de consumo e na sua decisão de compra. Ela os influencia por se comunicar de forma eficaz, uma vez que busca compreender as tendências de comportamento desses adolescentes, num momento em que esse tipo de consumidor está desenvolvendo seus próprios hábitos.

por: Amanda Maciel


Como percebemos a globalização no nosso dia-a-dia?




Bárbara Pereira: Quando consumo diversos típos de coisas como: alimentação, etc; quando assisto Televisão; quando visto uma roupa e várias outras coisas que faço que a Globalização está presente.

Bárbara Thaiane: A Globalização está presente em meu dia-a-dia em quase tudo, seja na compra de um produto, etc...
Beatriz Fagundes: Quando compro um jogo e o manual é todo em inglês.
Felipe Souza: Quando eu ando em um carro que foi produzido em outro país.
Gustavo Neto: Quando eu jogo um jogo e ele é produzido em outro país.
Kelley Soares: Em quase todo tempo e quase tudo que eu faço.
Lara Almeida: A Globalização tem vantagens e desvantagens: uma das vantagens é a tecnologia e uma das desvantagens é o desemprego.

Letícia Oliveira: É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercardos para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados.
Maylla da Silva: Quando compro uma marca de roupa produzida em outro país.

Pedro Fernandes: A Globalização é de total importância para toodos.

Raíssa Almeida: A maioria dos produtos que eu uso são de origens estrangeiras.

quarta-feira, 4 de março de 2009

SONHOS PROFISSIONAIS.

O que queremos ser quando nos tornar maduros e independentes? Esta é uma pergunta que mexe muito com o pisicológico dos jovens da atualidade....Muitos querem ser Advogados,Médicos,Psicólogos,Arquitetos,Astrônomos,Biólogos,Engenheiros,Pedagogos,Administradores e muitos outros que fazem com que cada um tenha um conhecimento amplo.


O que precisamos ver sobretudo é a VOCAÇÃO,precisamos ter vocação para realizar e concretizar tal profissão.


Mas não se preocupem jovens,vocês terão muito tempo pela frente para descobrir o que querem ser de verdade!

GUERRA NA FAIXA DE GAZA.

De um lado um povo perseguido, que há dois mil anos peregrina em busca de um país protegido. De outro uma nação que busca, legitimamente, transformar-se em um Estado independente. A Faixa de Gaza é o símbolo do século XXI: táticas geopolíticas em pano de fundo, fundamentalismo religioso inconsequente, financiamento bélicos pelas super-potências e grupos guerrilheiros contra mísseis antitanque, que, declaradamente, há 14 dias causam horror, ódio e morte a pessoas inocentes.

Nesta nova etapa da guerra – de décadas - na Faixa de Gaza já morreram mais de 800 pessoas. Entre eles 789 palestinos, sendo 232 crianças, 92 mulheres e cerca de 60 idosos, além de 6 paramédicos e 2 jornalistas.

Distribuição das Tecnologias da Informação.

A Internet é o melhor meio de comunicação criado pelo Ser Humano. Atualmente, a Internet é um bem privado e nos países mais desenvolvidos é que estão a maior quantidade de internautas ligados à rede.


Hoje temos tecnicas avançadas e eficases, mas a questão financeira dos países e o nível do seu desenvolvimento vigoram quando se trata da destribuição da tecnologia no mundo.


Infelizmente, a falta de acesso a Internet nos países subdesenvolvidos faz com que milhões de pessoas não tenham conhecimento do que se passa no resto do mundo e não sejam beneficiadas pelos avanços da Tecnologia Mundial.



Observação:Nós falamos de um tipo de tecnologia da comunicação(o computador).

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM NOVATOS DA ESCOLA SAVINA PETRILLI DO 8ºANO.

Hoje,dia 4 de março de 2009 foram entrevistadas duas alunas novatas do 8° ano B do Colégio Madre Savina Petrilli;Suelen França(13) e Beatriz Fagundes(12).Vamos as perguntas?!

1- Quais escolas vocês estudaram antes

Beatriz: "Novo Espaço, Compasso e Cooedita".
Suelen:" AGAP, Pequeno Príncipe, Boa Saúde e Batista".

2- Por qual motivo vieram a estudar no Savina?

Beatriz: " Eu resolvi estudar aqui, pois já gostava da escola há algum tempo. Até que minha Mamixe recebeu uma proposta de emprego no Savina e eu vim estudar aqui para ficar mais perto de minha Mamixe".
Suelen: " Porque tem uma boa estrutura, e o ensino é melhor"!
3- Você está gostando do ensino? Por quê?
Beatriz: " Sim, para falar a verdade é um pouco mais difícil do que eu estou acostumada, mas estou me adaptando com esse ensino maravilhoso".
Suelen: "Sim".
4- Está se dando bem com os colegas?
Beatriz: " Estou me dando muito bem, eu já os conhecia há muito tempo, e tenho amizade com muitos deles".
Suelen: "Sim, os acho legais, me receberam muito bem!"
5- O que você sentiu mais falta da escola em que estudou?
Beatriz: "Principalmente das minhas amigas. Estudei na Cooedita durante 7 anos e sinto falta de quase tudo".
Suelen: " Das amigas".

BEATA SAVINA PETRILI,um exemplo de VIDA!

Nasceu em Siena em 29 de agosto de 1851, segunda filha de Celso e Matilde Venturini.Aos 15 anos se inscreveu na Congregação das Filhas de Maria e é rapidamente eleita presidente. Dentro de um ano vez o seu primeiro voto de virgindade.Em 1869 é recebida pelo Papa Pio IX que a exorta a seguir a norma de Santa Catarina de Siena.Em 15 de agosto de 1873 na capelinha da casa com outras cinco companheiras ela toma o voto de castidade, obediência e pobreza na presença do confessor e com a aprovação do Mons. Enrico Bindi que concede a primeira licença para iniciar uma obra em beneficio dos pobres.
A nova família religiosa recebe o nome de Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Siena. Em 1881 Madre Savina inicia a fundação do Convento em Viterbo e em 1903 a primeira missão em Belém, no Brasil. A Constituição da Congregação, já enviada ao pontífice, é aprovada em 17 de junho de 1906.
Sucessivamente Madre Savina toma o voto de “não negar voluntariamente ao Senhor”, o voto de “perfeita obediência” e ao Diretor Espiritual o voto de “não lamentar-se deliberadamente de nenhum sofrimento externo e interno”e o voto de “completo abandono ao vontade do Senhor”.
Savina Petrilli faleceu em 18 de abril de 1923 as 17:20 horas.
Com 25 casas na Itália, a Congegação opera no Brasil, Argentina, Estados Unidos, , Filipinas e Paraguai. O carisma transmitido pela Madre Savina e a sua vontade de viver radicalmente para o sacerdócio de Cristo na adoração total e na total dependência da vontade do Senhor, faz como centro de sua via a Eucaristia , continuar a missão de Cristo, o serviço da evangelização, promover a fraternidade e ajudar o próximo, em especial aos pobres. Pela visão de Madre Savina, a pobreza é um Sacramento de Cristo e pode ser considerado com mistério da fé tal qual a Eucaristia.
Assim a Congregação está sempre a serviço da pobreza e de todos que sofrem e são oprimidos.
O Papa João Paulo II a proclamou Beata na Praça de São Pedro em 24 de abril de 1988.

terça-feira, 3 de março de 2009

EDUCAÇÃO.

Quando falamos em educação,geralmente as pessoas comuns pensam em pessoas que falam bem;em pessoas que se comportam direitinho em uma mesa e comem sem barulho na boca;pensamos em pessoas que não brigam com outras,ou que sabem como resolver dificuldades,etc.Há até pessoas do sertão que dizem que educado é quem mora na cidade,porque anda com pose,anda limpo,bem vestido,perfumado e fala certo...
De qualquer forma há um pouco de verdade em todos esses conceitos e formas de pensar,pois a educação realmente,transforma as pessoas para melhores;leva as pessoas a aprenderem e a se comportarem de maneira agradável,pacífica e benéfica com os seus semelhantes.
Nos princípios,na pré-história,os homens não eram educados.Viviam em grupos,como os irracionais,na luta pela sobrevivência da espécie,mas os instintos de ferocidade natural levavam os indivíduos a se manterem na liderança do grupo familiar e tribal.
Com o passar dos séculos o homem foi trabalhando e dando formas moderadas e agradáveis nos seus atos,nas suas relações com os outros,nos seus próprios modos de se comportar em comunidade...
O homem foi se conduzindo com mais critério e menos agressão...foi aprendendo que conversar com os outros é melhor do que brigar...que ensinar é melhor do que eliminar...que viver em união e harmonia é melhor que agredir e separar...
Assim nasceu,assim começou o trabalho de
CONDUZIR a pessoa a se descobrir como pessoa...a se exercitar na sua independência individual...a se desenvolver como pessoa,como cidadão,como profissional,como gente.

Autor: Dedinho Pereira.